Dá certo colocar uma planta na luz de um abajur?

Não é certo, a planta precisa de luz natural.       Não é bom, as plantas consomem oxigênio de noite

Grande parte das pessoas preferem a luz natural do sol que fornece todo o espectro de luz naturalmente. No entanto, muita gente tem poucas opções além das luzes artificiais para a suas plantas que ficam em ambientes fechados. Enquanto as plantas não utilizam a luz verde do espectro, a azul é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento e a vermelha promove o surgimento de flores. Muitas luzes artificiais fornecem os dois espectros, embora seja em vários graus, por isso, você precisa decidir o que deseja plantar antes de escolher a fonte de luz artificial.

Dá certo colocar uma planta na luz de um abajur?

Enquanto a luz do sol fornece às plantas todo o espectro de luz, as plantas no hemisfério norte ou sul receberão menos luz solar durante a transição do verão para o inverno e com o redução das horas dos dias. Conforme o sol acompanha o céu, ou mais precisamente a rotação do planeta, os obstáculos como as árvores, postes de linha telefônica e outros objetos podem bloquear a luz periodicamente. Para as plantas de locais internos, apenas aquelas colocadas contra uma janela posicionada de frente ao sul conseguem receber a luz vinda do sol.
Um dos grande benefícios da luz artificial é que você pode controlar cota diária de luz recebida pelas plantas. Dessa forma, os moradores das latitudes do norte e sul podem fornecer às suas plantas luz para elas crescerem e desenvolverem até mesmo quando o sol se põe mais cedo. Assim você faz com que as planas acreditem que é verão e continuem crescendo ao invés de ficarem dormentes ou, em caso das plantas anuais, morrerem. Além disso, suas plantas receberão luz direta constantemente pelo tempo que a luz continuar acesa.

FOnte